sábado, 8 de dezembro de 2012

Renault lança o Fluence GT


Apresentado oficialmente durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o Fluence GT chega ao mercado brasileiro como o primeiro modelo desenvolvido pela subdivisão Renault Sport. Equipado com um motor 2.0 a gasolina com turbocompressor, o modelo de 180 cv vai de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos e atinge os 220 km/h.

A proposta esportiva é evidente, com a carroceria decorada com saias laterais, aerofólio traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas e detalhes cromados, oferecidos nas cores preto, branco e vermelho. Com um motor 1.6 de 165cv, o Fluence vem com opção de transmissão automática.

Para o modelo, a Renault deu um banho de equipamentos: ar-condicionado digital, chave tipo cartão, banco de couro, direção elétrica, sensor de chuva, airbag duplo frontal e lateral do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, Bluetooth, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e conexão iPod, sistema de navegação por satélite (GPS) integrado ao painel e computador de bordo.

Mitsubishi lança campeonato Lancer Cup



Mito dos ralis, o Mitsubishi Lancer Evo agora também corre nas pistas. A divisão brasileira da fabricante lançou nesse final de semana a Lancer Cup, uma competição com modelos Evo X modificados. As seis etapas do campeonato serão disputadas no Velo Cittá, o autódromodo privado da Mitsubishi em Mogi Guaçu (SP).

As corridas serão disputadas por pilotos “gentlemen drivers”, que precisam apenas de habilitação para competições e pagar a inscrição. Já os carros são alugados pela marca e o pacote ainda inclui gasolina, peças de reposição, pneus e apoio mecânico.

"O Lancer Evo R é um carro preparado a partir do Lancer Evolution X, muito próximo do original, possibilitando que o piloto tenha um veículo extremamente rápido, seguro e resistente. Ele tem toda a parte de motor, câmbio, diferencial, freios Brembo e rodas 100% originais", conta Guilherme Spinelli, diretor de competições da Mitsubishi.



MV Agusta confirma chegada da Brutale 675 ao Brasil em 2013


Depois de apresentar a Rivale 800 no Salão de Milão, que ainda não tem data para chegar ao Brasil, a MV Agusta confirmou ao G1 mais um modelo para o mercado brasileiro. Trata-se da Brutale 675, a moto de entrada da família de nakeds (motos sem carenagens) esportivas da fabricante italiana. Com início das vendas previsto para o 2º semestre de 2013, a 675 será montada pela Dafra, em sua fábrica em Manaus - a marca brasileira também é responsável pela operação comercial da MV no Brasil.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lexus é mrlhor marca de luxo em pesquisa de satisfação americana



Pelo segundo ano consecutivo, a Lexus foi eleita a melhor marca de luxo no Índice de Satisfação de Vendas, o Sales Satisfaction Study (SSI), estudo conduzido pela J.D. Power and Associates. A pesquisa é restrita aos Estados Unidos e serve de referência na avaliação da qualidade de atendimento e da impressão sobre o pós-venda. Além do SSI, a montadora foi bem avaliada no índice “Satisfação do Cliente com Serviços de Concessionária entre as Marcas de Luxo” e recebeu a pontuação máxima entre todas as categorias no “Estudo de Qualidade Inicial” e “Estudo de Confiança de Veículos”, todos organizados, também, pela J.D. Power.

Na tentativa de repetir o sucesso, a marca japonesa fez sua estreia no Brasil em junho deste ano, com a abertura de uma concessionária no Morumbi, bairro nobre da zona Sul de São Paulo. De lá para cá, 35 modelos foram emplacados no país. A loja oferece desde o CT200h mais “simples”, de R$ 149 mil, até o LS460 L, que sai por R$ 525 mil na versão topo de linha.

Também está à venda a estrela da marca no Salão do Automóvel, o exclusivíssimo LFA. E o superlativo não é nenhum exagero. Para levar um desse para casa, o comprador deve preencher uma série de formulários, esperar uma aprovação da matriz e até viajar ao Japão para fechar os opcionais e a personalizações do carro – além, é claro, de desembolsar R$ 2,9 milhões.

Veja a lista dos Lexus à venda no Brasil:

-CT200h – R$ 149 mil
-CT200h S Sport – R$ 165 mil
-IS300 – R$ 185 mil
-ES350 – R$ 215 mil
-RX350 – R$ 255 mil
-RX350 S Sport – R$ 270 mil
-LS460 L – R$ 490 mil
-LS460 L com TV – R$ 505 mil
-LS460 L com assento VIP – R$ 525 mil

Citroën lança DS5 no Brasil para mostrar que não é só alemão que sabe fazer carro premium


As curvas sinuosas do DS5 encantam de qualquer ponto de vista. Suas formas que misturam aspectos de um cupê esportivo com um monovolume familiar resultaram na criação de um crossover moderno e requintado. Olhando de frente, as enormes entradas de ar deixaram o DS5 com jeitão de esportivo. Destaque para a “espada” cromada que parte do farol, percorre a lateral do capô e se infiltra na coluna ‘A’, dando movimento ao design do carro.



O desenho da lateral é puro movimento no DS5. Um forte vinco que nasce no para-lama dianteiro faz uma curva delicada na altura da porta dianteira e percorre toda a carroceria até chegar ao para-choque de trás. A traseira do crossover também merece aplausos. As lanternas envolventes invadem a lateral, enquanto a dupla saída cromada do escapamento dá agressividade ao desenho.

INTERIOR
Hora de entrar no DS5. Depois de apreciar tanto as formas externas, o que se espera é que por dentro o modelo cause o mesmo impacto hipnotizante. E os franceses acertaram a mão. Vale a pena perder alguns minutos apreciando os detalhes do painel, console central, acabamento impecável do couro nos bancos e nas portas, além dos tantos botões e comandos que o carro apresenta.


A Citroën explica que buscou passar a sensação de que o motorista está numa cabine de avião. O DS5 tem comandos por todos os lados - até vários no teto. Tudo é digital: ar-condicionado, sistema de áudio e painel de instrumentos. O único item analógico dentro do jato francês é um relógio de ponteiros no painel central, que foi exigência do presidente da montadora. Deu certo, pois levou sofisticação ao interior moderno do carro.


O motor do DS5 é um “velho” conhecido dos apaixonados por carro. É o premiado THP 1.6 de quatro cilindros feito numa parceria da BMW com o grupo PSA Peugeot-Citroën. O propulsor turbinado é tão versátil que é capaz de brilhar tanto nos pequenos “foguetes” da Mini, passando pelo esportivo Série 1 da BMW, até gigantes franceses, como o Peugeot 508 e agora o Citroën DS5. Sempre com muita força, ótima aceleração e boa relação de consumo. No crossover francês, o motor é casado com o bom câmbio automático de seis velocidades.

A Citroën espera vender 500 unidades do DS5 por ano no Brasil. O que poderá dificultar um pouco essa meta é o preço de R$ 124.900, que coloca o crossover no patamar de modelos já consagrados, como os alemães e sul-coreanos de luxo. Já o irmão do meio do DS5 e do DS3, o DS4, chegará ao Brasil no primeiro trimestre, depois do carnaval. 

Audi anuncia nova versão exclusiva do superesportivo R8




A Audi anunciou o mais novo integrante da “família R8”. A nova versão do superesportivo é a China Edition, com produção restrita a apenas 80 unidades, especialmente feitas para o país asiático. Com essa tiragem, ele se torna ainda mais exclusivo que o R8 GT Spyder, que veio ao Brasil no Salão do Automóvel de 2012 e possui 333 exemplares. Não há nenhuma informação oficial sobre o preço do lançamento. Mas, levando em conta que o GT Spyder custa nada menos que R$ 1,2 milhão, é possível dizer que será preciso desembolsar uma pequena fortuna.


O carrão mantém o motor 5.2 V10 FSI. Mas agora o bloco entrega 525 cv e 54 kgfm de torque máximo. Além de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, como seus “irmãos”, ele possui o mesmo câmbio R-Tronic automatizado de seis marchas, com opção de troca por shift paddles ou na própria alavanca. O diferencial começa nas cores que carregam a exclusividade em duas opções: Malibu Blue (azul) e Suzuka Grey (cinza). Independentemente da escolha, o carro traz uma faixa inédita em cada lateral, além de aerofólio em fibra de carbono e rodas de liga leve de 19 polegadas.

Por dentro, as semelhanças voltam. Os acabamentos e revestimentos do banco e volante são em couro e Alcântara, com detalhes de finalização na cor do carro. Mas nessa versão, cada veículo recebe um número de série escrito na alavanca do câmbio, de acordo com a numeração de produção. As marcações vão de 1 a 99 pulando sempre numerais com 4, pois, de acordo com a cultura chinesa, o ideograma do número é parecido com o da morte, sendo evitado a todo custo pela população.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Gol lidera lista dos carros mais roubados de 2012


O Volkswagen Gol mantém o título de carro mais vendido no Brasil até o momento. Só em novembro, foram mais de 25 mil unidades emplacadas no país, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Só que o compacto da Volks acumula outra liderança, essa não tão boa assim.

Segundo números revelados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), o carro é mais roubado no Brasil, de janeiro até novembro. Até esse mês, o compacto acumula 39.086 furtos e roubos. A Fiat emplaca a medalha de bronze e ouro no ranking.


O Uno aparece em segundo lugar com 18.005 ocorrências, seguido do Palio, com 13.448 casos. O Chevrolet Corsa é o quarto, com 10.119, na frente do quinto colocado, o Celta, com 7.221 furtos ou roubos.

Nos números do ano anterior, o Gol fechou como carro mais roubado de 2011, com 39350 registros. Ou seja, antes mesmo do fechamento do balanço 2012 e o carro já deve ultrapassar essa marca.

Confira o ranking dos dez mais roubados:

1- Gol - 39.086
2- Uno - 18.005
3- Palio - 13.448
4- Corsa - 10.119
5- Celta - 7.221
6- Fiesta - 6.935
7- Monza - 4.849
8- Parati - 4.577
9- Fusca - 4.468
10- Siena - 3.996

Freios ABS para motocicletas



Há alguns anos, quando ouvíamos falar em freios ABS para motocicletas, logo pensávamos nas grandes e caras BMW. O sistema foi se modernizando e teve como principal evolução a redução de pesos e medidas. Os grandes módulos, os reservatórios extras e as válvulas compensadoras deram lugar a um único dispositivo, compacto, que recebe ordem dos sensores das rodas e não precisa mais de linhas extras de flexíveis. A vantagem do ABS é sensível. Porém, nunca havíamos testado sua eficácia até o limite, o que acarretaria, é claro, em uma série de quedas. Numa pista de testes, com equipamentos de medição e, principalmente, com uma moto provida de rodas laterais de segurança, levamos os freios ao limite, em distintas condições de piso, com e sem ABS.


Entrando no sistema


Antes do resultado, vamos entender como funciona o ABS. Tudo começa com sensores nas rodas, lendo a rotação e mandando informações para o módulo de processamento eletrônico do ABS, que fica a meio caminho entre a bomba (manete ou pedal de freio) e a pinça. Quando os sensores indicam que houve uma desaceleração muito brusca, o módulo se encarrega de mandar pressão de fluido apenas suficiente para reduzir a velocidade, mas sem travar a roda - independente da força aplicada.

As válvulas compensadoras servem para armazenar por frações de segundo aquela porção de fluido que faz a diferença entre travar ou não a roda. E é o retorno desse fluido ao sistema hidráulico que dá sensação de pulsos.

Com a evolução da eletrônica, construindo chips cada vez menores e processadores mais velozes, tornou-se possível acelerar a velocidade de reação do módulo, a ponto de nem precisar mais das válvulas compensadoras. O que antes dependia de determinada pressão dentro da linha de freio para trabalhar, agora é 100% eletrônico. Com o fim das válvulas compensadoras e o emagrecimento dos módulos, a tecnologia pôde chegar às superesportivas, caso das Honda CBR 1000RR, BMW S 1000 RR e Kawasaki ZX-10R.

Recentemente a Bosch apresentou um compactoABS - o primeiro projetado e orientado para motos - extrema- mente eficaz, pois, além de não deixar travar as rodas, não pulsa ou endurece o manete a todo instante, além de não influir no peso da motocicleta.

É exatamente esse não "endurecimento" ou pulsação do manete que faz com que, no solo seco, um piloto possa parar na mesma distância em que pararia sem o sistema. No molhado, entretanto, não há sequer a comparação.

As pesquisas mostram que uma parte significativa dos acidentes de motos é causada por frenagens de pânico executadas de forma errada ou hesitantes. Já existe uma agenda na Europa e nos Estados Unidos para tornar oABS obrigatório para motos. Pesquisas indicam que, se todas as motos viessem com ABS desde 2011, aproxidamente 5 000 mortes teriam sido evitadas até 2020.

Motivadas pelas estatísticas, marcas como a Bosch desenvolveram a tecnologia também para motocicletas de baixa cilindrada. Um módulo bem leve e compacto pode ser instalado em qualquer moto pequena, independentemente de sua cilindrada, sem acréscimo significativo de peso e até de preço. Isso porque, quanto maior a demanda, maior será a produção e consequentemente o barateamento do sistema.

Para aferir in loco as suas possibilidades de atuação, fomos à pista de testes da Bosch, localizada em Campinas (SP), para avaliar como se comporta uma moto de baixa cilindrada equipada com o moderno e compacto sistema ABS. Uma moto de 230 cc, adaptada com rodinhas de segurança que lembram as usadas nos velocípedes infantis, foi a cobaia. A supermotard foi importada pela Bosch apenas para testes de freiosABS.

Antes de utilizar o freio no limite, comprovamos de cara que o sistema não interfere no visual ou no peso, pois, com apenas 750 gramas, o módulo pode ser instalado sem problemas visuais atrás das aletas que direcionam o ar para o cilindro. Um simples fio bem fininho segue o mesmo caminho dos flexíveis - e é tudo. A moto também precisa ter discos de freio com acionamento hidráulico na frente e atrás.

Realizamos o básico de todo teste de ABS: freamos primeiro vindo a 40 km/h com o ABS desligado, repetindo em seguida o procedimento com o ABS ligado. Fizemos o mesmo a 60 km/h e voltamos a fazer tudo depois no asfalto molhado e no piso especial de granito polido molhado.
No seco, a distância até a parada foi a mesma, independentemente do uso do ABS. No molhado, foi de 1 a 4 metros mais curta com o ABS ligado. Já no piso de granito, as rodinhas trabalharam bastante com o ABS desligado - evitando que o piloto Ismael Baubeta fosse ao chão. No molhado, por mais que o piloto (mesmo bem experiente) tente frear na mesma distância que no seco, a moto sempre trava as rodas e se desequilibra, saindo da trajetória desejada. Sem as rodinhas, a moto teria levado alguns tombos. Com o ABS, ela fica equilibrada e na trajetória.
Os fabricantes não aconselham que o ABS seja instalado posteriormente, em lojas independentes. A moto já deve sair de fábrica com o equipamento, que precisa ser calibrado de acordo com pneus, suspensão, fluido de freio e geometria da motocicleta. Não há como ele trabalhar da mesma forma em qualquer tipo de moto. A Bosch garante que em larga escala o sistema pode chegar a acrescentar apenas 700 reais no valor final da moto.Vale, não acha?




quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Os 15 países do mundo com a gasolina mais barata



A recente ameaça de aumento no preço do combustível deixa o consumidor brasileiro preocupado. Embora o Brasil não faça parta da lista dos países que cobram mais caro pela gasolina, nem de longe se aproxima dos que vendem o combustível mais barato. Segundo um levantamento da consultoria Air Inc, um venezuelano consegue encher o tanque de um carro popular desembolsando menos de R$ 2,00 em Caracas, ao passo que em São Paulo, é necessário desembolsar cerca de R$ 135 pelos mesmos 45 litros de gasolina.

1 - Venezuela; preço em Caracas
Gasolina comum/galão: US$ 0,06
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 1,46

2 - Arábia Saudita; preço em Jeddah
Gasolina comum/galão: US$ 0,45
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 10,90

3 - Líbia; preço em Tripoli
Gasolina comum/galão: US$ 0,60
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 14,54

4 – Bahrein; preço em Manama
Gasolina comum/galão: US$ 0,80
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 19,40

5 - Kuwait; preço na cidade do Kuwait
Gasolina comum/galão: US$ 0,81
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 19,60

6 - Catar; preço em Doha
Gasolina comum/galão: US$ 0,88
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 21,30

7 - Argélia; preço em Argel
Gasolina comum/galão: US$ 1,00
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 24,25

8 – Omã
Gasolina comum/galão: US$ 1,12
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 27,17

9 - Egito; preço em Cairo
Gasolina comum/galão: US$ 1,15
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 27,87

10 - Trinindade e Tobago; preço em Porto de Espanha
Gasolina comum/galão: US$ 1,59
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 38,55

11 – Emirados Árabes; preço em Dubai
Gasolina comum/galão: US$ 1,77
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 42,90

12 - Irã; preço em Teerã
Gasolina comum/galão: US$ 2,16
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 52,35

13 - Iêmen; preço em Sanaa
Gasolina comum/galão: US$ 2,20
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 53,35

14 - Malásia; preço em Kuala Lumpur
Gasolina comum/galão: US$ 2,34
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 56,72

15 - Nigéria; preço em Lagos
Gasolina comum/galão: US$ 2,37
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 57,46

Fonte: Exame.com

Vazam imagens do novo Audi RS6 Avant



Surgiram na internet aquelas que parecem ser as primeiras fotos oficiais de divulgação do modelo 2013 do Audi RS6 Avant. A perua, cujo lançamento estava originalmente previsto para o Salão de Genebra, em março de 2013, poderá ser exibida já no Salão de Detroit, no próximo mês de janeiro.

Visualmente, o RS6 Avant apresenta frente com linhas agressivas. A grade tem formato de colmeia e integra o logotipo "quattro" (tração integral), o para-choque conta com entradas de ar e os faróis são de LED. Na traseira, destaque para o spoiler e para os tubos de escape situados nas extremidades do carro, algo visto anteriormente, por exemplo, no RS5.

Debaixo do capô, a perua é equipada com motor 4.0 V8 biturbo, que entrega 560 cavalos de potência. O conjunto vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 304 km/h. A transmissão é automática de oito velocidades.




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nissan lança Juke Nismo 'Batmóvel'


 

A Nissan, em parceria com a Warner Bros, criou uma versão especial do Juke Nismo para promover o lançamento do DVD do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas ressurge” na Grã-Bretanha.

O modelo, que será sorteado em uma promoção, é único e foi personalizado com detalhes inspirados no herói. O símbolo do homem-morcego está presente na dianteira, na traseira e nos encostos dos bancos. Para animar ainda mais os fãs do Batman, a fabricante instalou iluminadores que projetam o símbolo do herói.

A motorização é a mesma do modelo “normal” - um 1.6 turbo de 200 cv - assim como o câmbio, manual de seis marchas. O vencedor da promoção será divulgado em março de 2013.



Saiba o que fazer para poder livrar seu veículo de ser roubado ou furtado

Imagine a sensação de estacionar o carro para ir até a igreja e, assim que parar o veículo, ser abordado por bandidos armados que levam seu carro com vários objetos de valor dentro da cabine. Foi o que aconteceu com a advogada Magaly Machado, 40 anos. “Junto com o carro, levaram notebook, três celulares, máquina fotográfica, minha bolsa, carteira e vários documentos de trabalho. Isso aconteceu há um ano e nunca mais vi o automóvel novamente. Ainda pago débitos do carro zero que tinha acabado de comprar”, relata a advogada.
O carro de Magaly foi levado com vários pertences de valor dentro
Com histórias como a de Magaly, é impossível não notarmos a forte presença da violência na cidade. Nesse contexto, é preciso ter a consciência de que nem só os órgãos oficiais devem tomar atitudes que acabem com esse clima de medo. Cada pessoa pode colaborar de alguma forma para a diminuição da criminalidade. Uma dessas maneiras é tomar cuidados simples que são capazes de tirar a atenção dos meliantes de cima do seu veículo. O delegado da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Pernambuco, Nelson Couto, dá dicas sobre como o motorista pode se prevenir. Confira.

Foi roubo ou furto?
Nelson Souto fala que o roubo do veículo é normalmente caracterizado pelo uso de violência contra o proprietário do carro. Já a furto acontece sem que o motorista esteja presente. “Grande parte dos bandidos rouba ou furta um veículo para subtrair os objetos que estão dentro do habitáculo ou acessórios do automóvel. Uma prova disso é que cerca de 48% dos veículos roubados ou furtados no estado são localizados pela polícia”, conta o delegado. Nelson ainda destaca que, se um cidadão é assaltado dentro de seu carro e o bandido leva apenas objetos, isso não se configura um roubo do veículo, mas sim de pertences pessoais.

Auxílio do alarme
Para o delegado, acessórios como o alarme são grandes parceiros dos motoristas na inibição de roubos e furtos de veículos. Rastreadores via satélite e bloqueadores de combustível também entram nessa lista. “São equipamentos que, se não impedem que o meliante leve o veículo, pelo menos facilitam bastante a localização do carro pela polícia”, afirma Nelson.

O que os olhos não veem…
…não desperta a vontade de roubar. Pois é. Por isso, uma dica importante é não deixar objetos de valor à vista no habitáculo do veículo. “Uma ação bem comum de meliantes que avistam objetos de valor dentro da cabine é a quebra do vidro para subtração desses pertences. Se não der para levar esses bens com você, coloque-os no porta-malas”, aconselha o delegado. 

Cuidado ao estacionar
Também é preciso estar atento ao local em que o carro será estacionado. A dica é evitar localidades pouco movimentadas e com altos índices de roubos ou furtos de veículos. “Em shows, é comum vermos grandes aglomerações de veículos que se tornam alvo fácil de bandidos se estiverem estacionados em locais ermos. Nessas ocasiões, procure parar o automóvel em estacionamentos oficiais e que possuam vigilância ou dê preferência aos táxis e ônibus”. 

De olho no som
Nelson fala que os bandidos que roubam ou furtam veículos sempre estão em busca dos alvos mais fáceis. Por isso, há uma probabilidade maior de fazerem uma investida em carros que tenham aparelho de som que não seja de fábrica, já que é mais simples retirar o equipamento. “No caso dos aparelhos de som em que é possível retirar a parte frontal, é sempre bom fazer essa retirada e levar o item na bolsa toda vez que estacionar o carro. Como não terá o equipamento completo, o bandido poderá ser desencorajado a efetuar o crime”, frisa o delegado. “Quando o motorista abre a porta-malas do carro e mostra o potente equipamento de som que possui, ele se transforma em um chamariz para a ação de criminosos. Isso deve ser evitado”. 

Gerando dúvida
Nelson também explica que, se dentro da legalidade, a película fumê se transforma em aliada do condutor que deseja se proteger de roubos de carros. Isso porque os bandidos, geralmente, gostam de agir com garantias de que tudo dará certo no ato criminoso. “Entre um carro com e um sem película, darão preferência ao com vidros transparentes, pois terão uma visão completa de quantas e quais pessoas estão dentro do automóvel”, fala o delegado. 

O caminho até o veículo
O delegado afirma que outra dica importante é o condutor estar atento ao entorno da sua residência na volta para casa. Se perceber alguma movimentação estranha, a orientação é dar mais uma volta no quarteirão e, se a suspeita continuar, procurar uma viatura da polícia que possa conduzi-lo até a casa. “O mesmo procedimento deve ser feito se você perceber uma pessoa suspeita próxima a seu veículo quando for buscá-lo no estacionamento. É importante lembrar que o ladrão de carros não é maltrapilho. Muito pelo contrário, normalmente são jovens de boa aparência física”, alerta Nelson. 

Agilidade redobrada
Seguindo a lógica de que os criminosos só desejam uma oportunidade para agir, Nelson fala que os passageiros devem embarcar e desembarcar rapidamente do veículo para não criar uma chance para os meliantes. “Também não é recomendado ficar falando ao celular com o carro parado ou se maquiando, no caso das mulheres”. 

Carros incomuns
O delegado ressalta que o tipo de carro mais visado pelos criminosos é aquele popular, que não vai chamar muita atenção por onde passa. “Por isso que picapes ou carros importados, que possuem um valor mais alto, não estão entre as principais opções dos bandidos”.

O que fazer?
Mas infelizmente todos estão suscetíveis a ações criminosas. Por essa razão, é preciso saber que, em caso de roubo ou furto do seu veículo, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) deve ser avisado por você do acontecido através do número 190, para que todas as viaturas da localidade fiquem cientes do que ocorreu. Em seguida, uma delegacia de polícia deve ser procurada para se fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Aí, o relato do crime já estará presente numa base nacional de dados e as buscas pelo veículo começam. O delegado informa que os automóveis roubados ou furtados são encontrados num período médio de 72 horas. “Isso a depender do local em que ele for abandonado pelos ladrões. Se for muito movimentado, a demora é maior e vice-versa”, explica. “O mais importante é o condutor ter na cabeça que nunca deve reagir, pois um criminoso sempre poderá estar acompanhado por um comparsa, mesmo que ele não esteja à vista”, finaliza.

Fonte: http://vrum.com.br

Pessoas flagram o novo Kia Cerato






Veja todos os equipamentos e preços do Hyundai HB20



A Hyundai do Brasil lançou nesta quarta-feira (12), em Comandatuba (BA), o HB20, seu primeiro carro “popular” no país e o primeiro fabricado em solo nacional do começo ao fim. Nesta quinta-feira (13), a montadora divulgou todos os preços das versões e os itens dos pacotes e revelou que a versão aventureira do modelo será lançada em janeiro e a sedã estreia em março do ano que vem.

Confira todos os preços do HB20

1.0 Comfort: R$ 31.995
1.0 Comfort Plus: R$ 33.995
1.0 Comfort Style: R$ 37.995

1.6 Comfort: R$ 36.995
1.6 Comfort Plus: R$ 38.995 
1.6 Comfort Style: R$ 42.995
1.6 Comfort Style Automático: R$ 45.995
1.6 Premium Manual: R$ 44.995
1.6 Premium Automática: R$ 47.995

Os carros chegam às lojas a partir do dia 10 de outubro e, por isso, a Hyundai torce para que o desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializado (IPI) seja prorrogado para além do 31 de outubro, data quando, "teoricamente", o benefício acaba. "Rezamos para que o desconto do IPI seja prorrogado, e prorrogado, e prorrogado...", ressalta o Presidente da Hyundai Brasil, Chang Kyun Han.

Honda disponibiliza imagens do novo Civic Si sedã



A Honda liberou imagens do novo Civic Si sedã. O modelo já segue o padrão reestilizado do Civic norte-americano, com a grade dianteira em formato de colmeia e as novas lanternas traseiras, com o diferencial da aparência esportiva em itens como o aerofólio traseiro.

O motor que equipa o modelo é um 2.4, de 204 cv, com câmbio manual de seis marchas. Para melhorar a performance nas curvas, a Honda instalou barras anti-rolagem de maior rigidez e molas esportivas.

O Civic Si sedã estará disponível para os norte-americanos a partir de janeiro de 2013, por U$$ 22.715. Antes, em dezembro, o Civic Si cupê – que foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo e chegará por aqui em 2014 – já estará à venda, custando U$$ 22.515.



Ford lança EcoSport com câmbio automatizado por R$ 63.390


A Ford lançou nesta segunda-feira (3), em São Paulo, mais duas versões do EcoSport, cujos modelos já comercializados ainda têm cheiro de novo. A opção Powershift, com câmbio automatizado de dupla embreagem, já está nas lojas e sai por R$ 63.390 na versão SE e R$ 70.890 na configuração Titanium. Já a versão 4WD, com tração nas quatro rodas, custa R$ 66.090 na versão Freestyle e só começa a ser vendida em meados de janeiro do ano que vem.

VW lança CC, Fusca e Tiguan R-Line



A Volkswagen realizou nesta quinta-feira, 29 de novembro, o lançamento oficial dos modelos Fusca, CC e Tiguan R-Line no Brasil. O trio de importados foi apresentado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre outubro e novembro deste ano. 

A grande novidade é o Fusca, que traz de volta o apelido do carismático popular da Volkswagen. A decisão de reviver o nome faz parte de uma estratégia global de marketing, já que outros países vão seguir pelo mesmo caminho. Na Itália, por exemplo, o novo "besouro" será conhecido como Maggiolino, e na França seu nome será Coccinelle. Independente do nome, o Fusca deve conquistar admiradores tanto pelo estilo retrô - mais masculino, com vincos espalhados pela carroceria - quanto pelo desempenho do motor 2.0 turbo de 200 cv, o mesmo utilizado no Jetta. A diversão fica maior ainda se a escolha for pela transmissão automática de embreagem dupla, conhecida como DSG. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 18, vidros e travas elétricas e câmbio manual de seis marchas. Opcionalmente, ele pode vir com sistema de som premium fabricado pela tradicional marca de guitarras Fender, rodas de liga leve de 19 polegadas. A versão com câmbio manual sai por 76.600 reais, enquanto a opção com câmbio DSG custa 80.990 reais.

O CC passou por sua primeira reestilização, incorporando a identidade visual da marca. Novos faróis e nova grade dominam a dianteira e novas lanternas chamam atenção na parte de trás. Praticamente nenhuma mudança foi realizada no interior e o motor continua sendo o 3.5 V6, capaz de entregar 300 cv. A eficiente transmissão de seis marchas com dupla embreagem (DSG) e a tração integral 4Motion equipam o CC de série. A lista de equipamento de fábrica ainda inclui faróis bi-xenon direcionais com LEDs, ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem de temperatura, banco do motorista com ajustes elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha sequenciais, Park Assist II com câmera de ré, Easy Open (abertura da tampa do porta-malas com um movimento abaixo do carro), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, destravamento das portas sem chave, freio de estacionamento elétrico, freios ABS com distribuição de frenagem, sensor de fadiga e seis airbags. Seu preço sugerido é de 208.024 reais.

Por fim, o Tiguan R-Line chega para satisfazer os clientes que preferem andar na cidade do que enfrentar trilhas fora-de-estrada. Em relação ao modelo "convencional", ele traz rodas de liga leve de 18 polegadas, para-choques totalmente pintados na cor do carro, grade cromada com logotipo "R". Quem quiser pode equipá-lo também com volante multifuncional, rádio com GPS, câmera de ré, destravamento das portas sem chave, bancos de couro com logotipo "R", faróis bi-xenonio direcionais com LEDs, Park Assist II com câmera traseira, entre outros itens. Os preços da nova versão vão até 126.169 reais.


Ford Fusion é eleito o "Carro Verde do Ano" em Los Angeles


O novo Ford Fusion foi eleito o "Carro Verde do Ano 2013" no Salão de Los Angeles, por um júri de líderes ambientais dos Estados Unidos. A premiação, promovida pelo Jornal Carro Verde, tem como objetivo destacar o veículo com melhor desempenho e impacto ambiental, considerando tanto a eficiência tecnológica como a sua facilidade de acesso aos consumidores.


O sedã da Ford concorreu com outro modelo da marca, o C-MAX, além do Dodge Dart Aero 2013, Mazda CX-5 Skyactiv e Toyota Prius C na fase final da eleição.

Assim como os veículos elétricos com emissão zero de poluentes, os novos motores a combustão, mais eficientes, também fazem parte dessa visão ecológica, já que muitos consumidores preferem veículos a gasolina. O novo Fusion está liderando o caminho para essa nova geração de automóveis com seu leque de motores limpos e eficientes, tecnologias avançadas e preço acessível.

O júri que elegeu o Carro Verde do Ano 2013 incluiu o presidente do Conselho de Defesa de Recursos Naturais, Frances Beinecke, o diretor executivo do Sierra Club, Michael Brune, o presidente do Ocean Futures Society, Jean-Michel Cousteau, o presidente do Global Green USA, Matt Petersen, e o apresentador do "Tonight Show" e fã de automóveis Jay Leno, além da equipe do Jornal Carro Verde.