sábado, 29 de dezembro de 2012

MotoGP anuncia novas regras para 2013



A Grand Prix Comission, entidade que regulamenta as corridas da MotoGP, aprovou uma série de novas regras com o intuito de apimentar a competição e reduzir custos que já começam a valer a partir do ano que vem. Entre elas, a que mais chama a atenção é o novo sistema de penalidades por pontuação, criado para desencorajar os pilotos a fazer movimentos perigosos e ofender fiscais de prova. O piloto será punido com um a dez pontos, dependendo da infração e as penalidades serão aplicadas da seguinte forma: ao acumular quatro pontos, o piloto irá largar no final do grid na próxima corrida. Com sete pontos, o mesmo será obrigado a recomeçar a prova do pitlane.

Se chegar aos dez pontos, o piloto será desqualificado para a próxima corrida. Após receber a última punição ou no final da temporada, a pontuação zera e começa novamente. Além da pontuação, mudanças de procedimento foram adotadas, como a remoção obrigatória dos aquecedores de pneu quando a placa de um minuto para o início for mostrada - antes eles eram removidos pouco antes da luz verde acender. Entre as alterações técnicas, foram proibidas as rodas de carbono e as motos CRT agora têm que utilizar discos de freio de 320 mm, padronizando com as categorias Moto2 e Moto3. Anteriormente, as CRT eram livres para usar o tamanho que quisessem. A temporada 2013 da MotoGP começa em abril no circuito de Losail, no Qatar.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Russo cria conceito de moto movida a vapor com rodas gigantes



O designer russo Mikhail Smolyanov criou uma linha de conceitos de motos inspiradas em bicicletas clássicas. Todas com motores movidos a vapor, misturam em seus conjuntos linhas retrôs com toques de modernidade. Segundo o desenhista, do estúdio Solifague Design, os modelos foram encomendados por um homem, de São Peterburgo, que pretende tornar o conceito realidade.

Entre as obras, destaca-se uma motocicleta com rodas gigantes. Inpulsionada por motor a vapor, o modelo possui uma roda na traseira e duas, bem grandes, na dianteira. Tanto esta como as outras motos/bicicletas não tiveram possíveis características técnicas reveladas.



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Iveco inicia produção do Hi-Way



A Iveco iniciou a produção do novo Stralis Hi-Way neste mês de dezembro, em sua fábrica de pesados em Sete Lagoas (MG). A primeira unidade saiu da linha de montagem nesta quinta-feira (20/12), e o produto estará disponível para vendas já no primeiro trimestre do próximo ano. Eleito o Caminhão do Ano 2013 na Europa, o extrapesado é o primeiro veículo da empresa a ser lançado simultaneamente no "Velho Mundo" e no Brasil.
O Stralis Hi-Way chega ao Brasil em três versões (com motores de 440, 480 e 560 cavalos de potência) e vai complementar a nova linha Stralis Ecoline lançada no último mês de setembro. Entre as principais características do novo veículo estão a nova cabine com design totalmente renovado, novos sistemas eletrônicos e o novo motor FPT Cursor 13 de 560 cavalos.

De acordo com o diretor da plataforma de veículos pesados da Iveco Latin America, Marcello Motta, "toda a tecnologia embarcada no Stralis Hi-Way trará aos clientes uma série de ganhos em todas as áreas. Do ponto de vista de economia de combustível, por exemplo, enquanto o Stralis Ecoline já representava uma redução de até 7,5% no consumo de diesel em relação aos veículos da geração anterior, o novo Stralis Hi-Way traz um ganho adicional de 3,1%. Além disso, o caminhão tem custo de manutenção até 5% menor e ainda traz o melhor sistema de freio motor do segmento, o que aumenta de forma significativa a performance  do produto na estrada", completa.
Toda esta tecnologia está sendo produzida em uma das mais novas fábricas de caminhões do País. Com o sistema produtivo regido pelo WCM (World Class Manufacturing), todas as etapas industriais do Stralis Hi-Way, desde os processos de funilaria e pintura das cabines, passando pelo processo de montagem dos chassis, até a montagem final e testes, são rigorosamente controladas do ponto de vista de qualidade.

"Todas as operações chave do processo são controladas por sistemas à prova de erros, também conhecidos como Error Proofings ou Poka Yokes, que garantem a máxima confiabilidade industrial", explica Maurizio Emo, diretor industrial da fábrica de Sete Lagoas.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fotos do novo sedã compacto da Mercedes vazam na rede


A apresentação oficial do Mercedes-Benz CLA será somente no Salão de Detroit (14 a 27 de janeiro), mas fotos oficiais do próximo lançamento da marca alemã vazaram antecipadamente na internet.


O CLA é a versão sedã do novo Classe A, que chega ao Brasil no 1º trimestre de 2013. Seu desenho mistura a frente e os vincos laterais do hach com o perfil “cupê de quatro portas” do luxuoso CLS. A traseira é marcada por lanternas que acompanham os vincos laterais e para-choques esportivos.


O novo sedã compacto da Mercedes também se iguala ao Classe A no habitáculo, exceto por mínimas diferenças no painel de instrumentos.


A plataforma é a mesma usada no Classe A, no Classe B e no futuro crossover da marca, batizada de New Generation of Compact Cars. A gama de motores do hatch também se repetirá no CLA, incluindo o 1.6 16V turbo, de 156 cavalos, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas – usada no Classe B, já à venda no Brasil.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Chrysler anuncia 300C Motown Edition


A Chrysler anunciou o lançamento de uma edição especial do 300C, a Motown. Trata-se de uma homenagem à cidade-sede da montadora, Detroit. De acordo com o comunicado oficial, o modelo "paga um tributo à Motor City (Detroit)".

Em termos gerais, poucas novidades em relação ao 300C tradicional. Além de insígnias especiais Motown, o sedã conta com rodas de alumínio de 20 polegadas, bancos de couro Nappa na cor branca e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, recheado com 100 músicas de artistas locais no cartão SD.

O Chrysler 300C Motown Edition chegará às concessionárias norte-americanas no segundo trimestre de 2013, com preço definido em US$ 32.295.


Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br

Fiat lança novo esportivo 500S



A Fiat lançou uma nova versão do 500, o 500S. O modelo com design esportivo possui rodas de liga leve, para-choque dianteiro semelhante à versão dos EUA, aerofólio traseiro e saias cromadas.

No interior do veículo, o cliente vai encontrar novos bancos, com design esportivo, estofado exclusivo e costura em vermelho. O painel e o cambio também estão em cores diferentes. O volante também mudou e está revestido em couro.



A Fiat lançou uma nova versão do 500, o 500S. O modelo com design esportivo possui rodas de liga leve, para-choque dianteiro semelhante à versão dos EUA, aerofólio traseiro e saias cromadas.

No interior do veículo, o cliente vai encontrar novos bancos, com design esportivo, estofado exclusivo e costura em vermelho. O painel e o cambio também estão em cores diferentes. O volante também mudou e está revestido em couro.






Conheça os carros menos poluentes do Brasil



Os carros que emitem quantidades menores de gases poluentes responsáveis pelo efeito-estufa estão ganhando cada vez mais destaque no mercado e, consequentemente, mais investimento das grandes montadoras mundiais.

Um índice criado pelo Proconve/Ibama – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – elencou os carros considerados menos poluentes do Brasil. A Nota Verde varia em uma escala de 0 a 10: quanto maior a nota, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarnonetos.

Conheça o top10:

1º. Ford Focos - 9,4 pontos

2º. Honda News Fit EX - 9,2

3º. Nissan Tiida - 9,2

4º. Honda News Fit LXL - 9,1

5º. Ford Edge - 9,1

6º.Honda New Fit LX - 9,1

7º.Chrysler PT Cruiser - 9

8º.Fiat Uno - 9

9º.Fiat Uno Way - 8,9

10º.Honda Civic LXS - 8,8

Fonte: http://blog.seguroautofacil.com.br/


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Internauta flagra Peugeot 208, que chega em abril



O leitor João Pisani Porto flagrou, na última terça-feira (18), um Peugeot 208 camuflado rodando em testes pelo centro de Campinas, no interior de São Paulo. Apresentado publicamente no Salão de São Paulo, em outubro, o hatch já teve seu lançamento no mercado brasileiro marcado para abril








O futuro Audi R20, um dos próximos supercarros híbridos da montadora, poderá ser usado no dia a dia, e não apenas em autódromos. Essa, ao menos, é a informação divulgada pelo site Automobile Magazine.

De acordo com a publicação, o modelo será lançado no Concours d”Elegance de Pebble Beach em 2015, passando a ser fabricado em 2016. O supercarro deverá contar com asas no formato de gaivota, faróis verticais de LED, aerofólio traseiro móvel e uma barbatana similar à do atual R18 (foto).

Sob o capô, o motor a combustão deverá ser o V6 biturbo a diesel, que será auxiliado por dois motores elétricos. Juntos, entregarão 700 cavalos de potência. A tração será integral.

A expectativa é de que poucas unidades do R20 venham a ser produzidas – entre 100 e 250 exemplares.


domingo, 23 de dezembro de 2012

Lei Seca mais rígida é sancionada por Dilma


A presidente Dilma Rouseff sancionou nesta quinta-feira, dia 20, várias alterações na chamada Lei Seca, que busca aumentar a fiscalização e a punição aos motoristas que forem flagrados alcoolizados ao volante. Aprovado no Senado na terça (18) e a presidente decidiu acelerar o processo de sanção para que as medidas sejam válidas já nas festas de final de ano.


A nova Lei Seca dá a Justiça outros meios para a determinar que um motorista está embriagado, além do teste do bafômetro. Até agora, muitas pessoas se recusavam a realizar o teste do bafômetro e fugiam do flagrante de embriaguez. Assim como acontece hoje, ninguém será obrigado a realizar o teste do bafômetro – mas a embriaguez, agora, pode ser provada de outras formas, como testes clínicos, depoimento de policiais e testemunhas, além de fotos e vídeos.



A punição também ficará mais pesada no bolso dos infratores. A multa, que atualmente é de R$ 957,65 para o motorista flagrado sob alcoolizado ou sob drogas psicoativas, vai subir para R$ 1.915,30. Se houver reincidência dentro de um ano, o valor será duplicado, chegando a R$ 3.830,60, e a carteira de habilitação do motorista estará automaticamente suspensa por 12 meses.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br

Citroën encerra produção do C6



A Citroën descontinuará a produção do sedã de luxo C6, deixando a França sem representantes na categoria a partir de 2013.

O fim da produção do C6 marca a história da Citroën, conhecida por fabricar pelo menos um modelo de alto luxo desde os anos 50, quando o lançamento do sedã DS surpreendeu a Europa. Com design ousado e tecnologias como a suspensão hidropneumática (que permitia regular a distância do veículo em relação ao solo), o DS substituiu o Traction Avant com sucesso e chegou a ser eleito o carro mais bonito da história por um júri composto por 20 designers de renome em 2009.

Ao contrário do clássico DS, o C6 não caiu no gosto dos consumidores de sedãs de luxo. Nos primeiros dez meses deste ano, apenas 556 unidades foram vendidas no mercado europeu. Os números discretos fizeram a Citroën seguir os passos da Peugeot, que também deixou o segmento ao encerrar a produção do 607 em 2010. A Renault comercializa o Latitude, uma versão francesa do Samsung SM5, modelo desenvolvido na Coreia do Sul.