A Grand Prix Comission, entidade que regulamenta as corridas da MotoGP, aprovou uma série de novas regras com o intuito de apimentar a competição e reduzir custos que já começam a valer a partir do ano que vem. Entre elas, a que mais chama a atenção é o novo sistema de penalidades por pontuação, criado para desencorajar os pilotos a fazer movimentos perigosos e ofender fiscais de prova. O piloto será punido com um a dez pontos, dependendo da infração e as penalidades serão aplicadas da seguinte forma: ao acumular quatro pontos, o piloto irá largar no final do grid na próxima corrida. Com sete pontos, o mesmo será obrigado a recomeçar a prova do pitlane.
Se chegar aos dez pontos, o piloto será desqualificado para a próxima corrida. Após receber a última punição ou no final da temporada, a pontuação zera e começa novamente. Além da pontuação, mudanças de procedimento foram adotadas, como a remoção obrigatória dos aquecedores de pneu quando a placa de um minuto para o início for mostrada - antes eles eram removidos pouco antes da luz verde acender. Entre as alterações técnicas, foram proibidas as rodas de carbono e as motos CRT agora têm que utilizar discos de freio de 320 mm, padronizando com as categorias Moto2 e Moto3. Anteriormente, as CRT eram livres para usar o tamanho que quisessem. A temporada 2013 da MotoGP começa em abril no circuito de Losail, no Qatar.
Fonte: http://motos.icarros.com.br