sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Citroën lança DS5 no Brasil para mostrar que não é só alemão que sabe fazer carro premium


As curvas sinuosas do DS5 encantam de qualquer ponto de vista. Suas formas que misturam aspectos de um cupê esportivo com um monovolume familiar resultaram na criação de um crossover moderno e requintado. Olhando de frente, as enormes entradas de ar deixaram o DS5 com jeitão de esportivo. Destaque para a “espada” cromada que parte do farol, percorre a lateral do capô e se infiltra na coluna ‘A’, dando movimento ao design do carro.



O desenho da lateral é puro movimento no DS5. Um forte vinco que nasce no para-lama dianteiro faz uma curva delicada na altura da porta dianteira e percorre toda a carroceria até chegar ao para-choque de trás. A traseira do crossover também merece aplausos. As lanternas envolventes invadem a lateral, enquanto a dupla saída cromada do escapamento dá agressividade ao desenho.

INTERIOR
Hora de entrar no DS5. Depois de apreciar tanto as formas externas, o que se espera é que por dentro o modelo cause o mesmo impacto hipnotizante. E os franceses acertaram a mão. Vale a pena perder alguns minutos apreciando os detalhes do painel, console central, acabamento impecável do couro nos bancos e nas portas, além dos tantos botões e comandos que o carro apresenta.


A Citroën explica que buscou passar a sensação de que o motorista está numa cabine de avião. O DS5 tem comandos por todos os lados - até vários no teto. Tudo é digital: ar-condicionado, sistema de áudio e painel de instrumentos. O único item analógico dentro do jato francês é um relógio de ponteiros no painel central, que foi exigência do presidente da montadora. Deu certo, pois levou sofisticação ao interior moderno do carro.


O motor do DS5 é um “velho” conhecido dos apaixonados por carro. É o premiado THP 1.6 de quatro cilindros feito numa parceria da BMW com o grupo PSA Peugeot-Citroën. O propulsor turbinado é tão versátil que é capaz de brilhar tanto nos pequenos “foguetes” da Mini, passando pelo esportivo Série 1 da BMW, até gigantes franceses, como o Peugeot 508 e agora o Citroën DS5. Sempre com muita força, ótima aceleração e boa relação de consumo. No crossover francês, o motor é casado com o bom câmbio automático de seis velocidades.

A Citroën espera vender 500 unidades do DS5 por ano no Brasil. O que poderá dificultar um pouco essa meta é o preço de R$ 124.900, que coloca o crossover no patamar de modelos já consagrados, como os alemães e sul-coreanos de luxo. Já o irmão do meio do DS5 e do DS3, o DS4, chegará ao Brasil no primeiro trimestre, depois do carnaval. 

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