domingo, 18 de novembro de 2012
Triciclos Riquixás Chegam ao Brasil
Eles já são bem conhecidos na Asia,onde são encontrados em cada esquina. Versatilidade e baixo costo são seus atrativos. Os riquixás chegam ao brasil pela empresa motocar.
"A Motocar já existe há quase dois anos, mas ainda não havíamos atingido o índice mínimo para o triciclo ser considerado nacional. Até então eles eram emplacados como veículos importados", explica Fábio di Gregório, direto de comunicação da fabricante.
Enfim estabelecida, a Motocar oferece no mercado brasileiro três opções de triciclo: dois para transporte de cargas, um com baú isotérmico e outro com caçamba aberta, e um para transporte de passageiros. Cada modelo obedece uma legislação especifica, que os liberam para circular em certos lugares e em outros não. Os triciclos de carga, por exemplo, podem circular por toso Brasil, enquanto a versão para passageiro tem um uso mais restrito. "O triciclo de passageiro já é usado como mototáxi, mas para isso é necessário uma liberação municipal. Em São Paulo, por exemplo, é proibido, mas em muitas cidades do nordeste e no sul seu uso é liberado", afirma Almeida.
Segundo a empresa, os modelos de carga, que custam a partir de R$ 13.500 (mais R$ 1.000 de frente,dependendo da localidade) podem transportar até 350kg no bagageiro, enquanto o modelo mototáxi, com preço sugerido de R$10.500, pode levar dois passageiros mais o motorista.
Se o plano da Motocar realmente se concretizar, os triciclos compactos também têm grandes chances de compor a paisagem de grandes centros urbanos no País, pois o potencial é grande, seja para a variante de carga, que pode circular em praticamente qualquer espaço, ao modelo para passageiros, que pode atuar como mototáxi, uma categoria que não para de crescer nos rincões do Brasil.
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