Entre os grandes arrependimentos na vida de Ferdinand Piëch - neto do lendário Ferdinand Porsche e manda-chuva da Volkswagen Group -, um dos maiores deve ter sido liberar Peter Schreyer para a coreana Kia. Designer responsável pelas linhas da primeira geração do VW New Beetle e do Golf geração 4, Schreyer é o grande nome por trás da revolução nos carros da Kia, que antes de sua chegada dava pouca atenção aos desenhos mais inventivos e ousados.
Antes de Schreyer, em 2006, as linhas dos Kias eram mais conservadoras e empolgavam pouco os entusiastas de uma estética mais atrevida. No ano anterior, os coreanos voltaram as atenções para o mercado europeu e perceberam que teriam de ter visual incrementado, e começaram o processo de repaginação dos seus modelos. A chegada do alemão culminou na reviravolta da montadora em design e desde então, Schreyer e sua equipe se superaram na criação e na revitalização de veículos da Kia.
NARIZ DE TIGRE
Em 2007, com o conceitual Kee, Schreyer idealizou o visual futurista dos carros da Kia. Com a introdução de uma grade invocada, o alemão conseguiu dar identidade a modelos que previamente eram insossas produções em estética. Estava criado o “nariz de tigre”, que virou marca registrada da Kia, demonstrando imponência e força aliadas a agilidade e modernidade. Picanto, Sportage, Optima, Cerato. Todos ficaram com muito mais sex appeal depois da imersão schreyeriana.
COSTELLO MUSIC
Pela montadora coreana, Peter Schreyer conquistou inúmeros prêmios de design e tornou-se referência para os designers em geral, e não somente na área automobilística. Trajando sua roupa cem por cento preta e seus óculos desenhados por Philippe Starck, o alemão parece um cover do músico Elvis Costello. Em sua passagem pela Volkswagen, Schreyer também foi brilhante, mas ele despontou mesmo para o mundo do design automobilístico com seu projeto estético do Audi TT, considerado pelos especialistas um dos mais influentes do passado recente.
Fonte: http://vrum.com.br
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