O brasileiro Helio Castroneves será uma das estrelas do automobilismo internacional na Corria do Milhão da Stock Car e acredita que terá dificuldades em sua adaptação ao carro.
Tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy, o paulista chega ao Brasil no dia 4 de dezembro, quando conhece os membros de sua equipe, e dois dias depois faz seu primeiro treino a bordo do carro da categoria nacional.
Além de Castroneves, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Raphael Matos estão confirmados na Corrida do Milhão, etapa que encerra a temporada da Stock Car. Acostumados a pilotar monopostos, eles já disputaram provas da categoria como parte de sua adaptação aos carros de turismo.
"O que sei da Stock Car é que é um carro difícil de ser guiado, com pouca visibilidade, ainda mais para quem está acostumado a andar de fórmula, e que terei de passar por uma grande adaptação. Quanto mais jovem o piloto, menos tempo demora esse processo", disse Castroneves.
O piloto brasileiro terá pouco tempo para fazer sua adaptação à Stock Car. Apenas um dia depois de ter seu primeiro contato com o carro, ele já entra na pista ao lado dos rivais para a disputa dos primeiros treinos livres para a etapa paulistana da categoria. A Corrida do Milhão está marcada para domingo, 8 de dezembro.
"No monoposto a gente vê os pneus, sabe quando as rodas travam e o ângulo que se ataca a zebra. No stock só dá para sentir se pega muito ou pouco. Além do mais, o caro é muito mais pesado e no fórmula as asas também servem como freio. Nos carros de turismo, é normal quem está acostumado com o outro perder o ponto de freada", avaliou.
Castroneves, que já foi sócio de equipe da Stock Car, competirá em 2013 novamente pela Penske na Fórmula Indy. Para seu futuro, ele não descarta a categoria brasileira, embora não saiba dizer quando aceitaria o desafio.
"É preciso entender que nada é eterno e como gosto de desafios, vou buscar carros diferentes para me manter em atividade. Com certeza a Stock Car faz parte dos meus planos, mas não sei para quando. Estou muito contente com essa oportunidade de poder voltar a guiar carros de turismo no Brasil e principalmente na Stock Car, que acompanho dos Estados Unidos".
Fonte: http://esportes.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário